Um elefante incomoda muita gente, mas uma Mari incomoda muito mais | Bianca Sousa | Site Oficial

Um elefante incomoda muita gente, mas uma Mari incomoda muito mais

Um elefante incomoda muita gente, mas uma Mari incomoda muito mais.






Se ninguém é perfeito, Mari muito menos. Com perfil polêmico, ela divide opiniões de quem leu Eterna. Há quem a chame de biscate, quem a considere exemplo a ser seguido ou mesmo quem acha que Mari não representa uma mulher de verdade...

É bom lembrar que na vida real existem pessoas diferentes. Boas, más e suas variantes, pois o mundo não é preto no branco. 

Nem todo mundo é santo, puro ou altruísta. Nem toda mulher é dona de casa ou mãe perfeita. Nem tem a obrigação de ser bem sucedida nos negócios ou virginal e romântica à espera do príncipe encantado. Nem toda mulher tem perfil de guerreira estilo Katniss Everdeen (Aliás, adoro!) Nem toda mulher retratada em literatura tem de ser o retrato da mulher perfeita.

O que é a mulher perfeita pra você?

Para mim, a graça da Mari é exatamente essa. Ela é linda, gostosa e oportunista. Está longe de ser a heroína da história. Ter retratado UM arquétipo real de mulher não quer dizer que todas sejam como a Mari. Mas as “Maris” também existem e devem ser retratadas com fidelidade. Por que não?

Acaso não existem personagens masculinos com o mesmo estilo de vida dela? Ou mesmo aqueles personagens masculinos (e da vida real também) que não se importam em sair com mulheres como a Mari - sabendo que o único interesse delas por eles é o financeiro).

Honestamente, Mari é uma vítima descendente do patriarcado. Ela acredita piamente que ser linda e jovem é tudo que tem a oferecer. Especialmente para ter alguém ao lado. Alguém que a sustente e cuide dela. É o tipo de assunto que ninguém conversa nem gosta de lembrar que existe, mas é tão real que temos exemplos vivos disso no nosso dia a dia desde que o mundo é mundo.

Eterna, ao contrário do subtítulo que sugere uma linda história de amor cheia de fantasia, também aborda o lado obscuro do ser humano.


 Quer ler um livro assim? Compre agora, disponível em versão digital e impressa.

Bianca Sousa

Escritora. Fantasia e Romance. Autora de "Eterna: o som do amor", "Eternamente sua", "O canto do cisne" e "O dia que o Sol não nasceu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, obrigada por passar aqui!